Casa Mipibu
São Paulo SP | 2016
✪ Exposição Casas Paulistas 2019 | São Paulo – Brasil
✪ Continuitá Brasiliana – Panorama da Arquitetura Brasileira | Matera – Itália
Conectar a área social ao espaço de lazer era o grande desejo desta família. A tarefa parecia fácil não fosse o amplo programa solicitado frente às pequenas dimensões e formato do terreno.
Considerando a inevitável verticalização de seus vizinhos, todos eles colados às divisas, o primeiro passo foi inverter as fachadas, pensar o projeto “do avesso”, como se retirássemos uma luva.
Portanto, quando trouxemos os caixilhos para dentro, pudemos usá-los à exaustão, tornando o interior extremamente aberto, em oposição ao perímetro externo completamente fechado.
Em seguida posicionamos dois pátios que funcionam como as áreas externas da casa. Além de proporcionar luz e ventilação natural trazem também qualidade espacial e articulam os ambientes.
Outra decisão foi o posicionamento dos dormitórios no pavimento térreo, normalmente destinado aos ambientes sociais, e assim subimos o “térreo” para o pavimento superior.
Esta medida proporcionou para o pavimento íntimo, dos dormitórios, maior privacidade e silêncio. Para o pavimento social trouxe a integração com a laje de cobertura, usada como área de lazer, e assim portanto, não ocorrendo a interrupção pelo pavimento íntimo.
As soluções para este projeto são resultado de uma estreita e bem sucedida relação entre arquitetura, paisagismo e estrutura.
Créditos
Arquitetura
Terra e Tuma Arquitetos Associados
Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano
Colaboradores | Bianca Antunes, Cassio Oba Ossanai, Eugênio Amodio Conte
Paisagismo
Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem
Gabriella Ornaghi, Rodrigo Bordigoni
Estrutura
Megalos Engenharia
Fotografias
Nelson Kon