Edifício Botânico
Balneário Camboriú SC | 2024
O projeto do Edifício Botânico parte do desafio de acomodar um programa denso e multifuncional em um terreno urbano de 600 m². A proposta busca organizar os espaços articulando complexidade funcional em uma arquitetura que dialoga com a escala e o contexto do bairro consolidado.
No térreo, o desenho do embasamento organiza as áreas de passeios, jardins e lojas como uma zona de transição gradual entre o espaço público e o ambiente privado do edifício. Recuos, passagens e áreas de permanência pública ativam a região transformando o edifício em ponto de encontro e promovendo convivência entre moradores e visitantes.
O volume logo acima abriga o estacionamento, as áreas técnicas, áreas comuns e de lazer. A estratégia do projeto envolve a fragmentação volumétrica com a criação de vazios e transições sutis entre os diferentes programas. Elementos como planos translúcidos, cobogós e alterações na materialidade reforçam a horizontalidade e a fluidez espacial, promovendo continuidade na experiência do usuário e evitando a sensação de ocupação excessiva do terreno.
Os 4 pavimentos superiores abrigam 20 unidades habitacionais de aproximadamente 70m² cada. Nas fachadas, as aberturas contínuas, floreiras e fechamentos opacos promovem conexões visuais com a preservação da privacidade, além de iluminação e ventilação natural, assegurando conforto ambiental e diálogo sensível com a cidade.
Créditos
Arquitetura
Terra e Tuma Arquitetos Associados
Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra, Pedro Tuma
Paisagismo
Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone Arquitetura da Paisagem
Estrutura
MGomes Engenharia
Interiores
Osvaldo Segundo Arquitetos
Comunicação Visual
Nitsche Projetos Visuais
Construção e Incorporação
Neuhaus
Fotografias
Pedro Kok
Fotografias Drone
João Pedro Varela + Pedro Kok