Edifício Bela Vista
São Paulo SP | 2024
O bairro da Bela Vista é caracterizado por sobrados e edifícios residenciais com comércios e serviços no térreo. Essa mistura de usos torna o bairro ativo nos mais diversos horários. Aos fins de semana os moradores ocupam as ruas mais tranquilas com mesas, cadeiras, churrascos e brincadeiras lembrando uma São Paulo antiga ou uma cidade do interior.
O térreo do novo edifício é ocupado por lojas, preservando o uso da vizinhança e todos os apartamentos se abrem para a rua, mantendo o contato dos moradores com a cidade. A área de lazer fica no 3º pavimento, voltado para a rua de maior movimento. O desenho da esquina do edifício conversa com as outras presentes no bairro, adotando a mesma altura das esquinas vizinhas.
O Ed. Bela Vista ocupa um antigo terreno ocioso. O novo prédio abriga 29 unidades, entre 27m² e 45m², e 5 unidades comerciais no térreo, aproveitando o potencial construtivo máximo permitido para o terreno situado na região central de São Paulo.
Nesse lote de esquina, a legislação permitia suprimir os recuos de frente e lateral, desde que respeitasse o gabarito de altura máximo. Em cada rua o limite de altura é diferente, resultando nesta volumetria do edifício.
O ritmo da fachada reflete a racionalização da estrutura concebida com o objetivo de gerar maior economia de recursos e agilidade na obra. Esta solução possibilitou o investimento em janelas mais amplas e garantiu uma ótima iluminação e ventilação natural, além da sensação de amplitude dentro dos apartamentos.
Créditos
Arquitetura
Terra e Tuma Arquitetos Associados
Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra e Pedro Tuma
Construção
RMR Engenharia
Paisagismo
Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone Arquitetura da Paisagem
Fotografias
Pedro Kok