Terra e Tuma Arquitetos Associados

Edifício Tico Indiana

São Paulo SP | 2023

Vencedor do Prêmio IABsp 2024 na categoria Edificações
Vencedor do 1º Prêmio Projeto de Arquitetura 2024 na categoria Edifí­cios Residenciais
 
Indicado ao Mies Crown Hall Americas Prize do Instituto de Tecnologia de Illinois Chicago 2024
 
Finalista do Prêmio Archdaily Obra do Ano de 2024

O Edifício Indiana é o segundo projeto que desenvolvemos para a incorporadora TiCO. Também localizado no bairro do Brooklin, próximo ao Edifício TiCO RV, o empreendimento está implantado em um lote de 1000 m², uma região arborizada, ocupada predominantemente por sobrados residenciais.

Essas características se constituem, principalmente, a partir das normas municipais que restringem a construção de torres em altura, empreendimentos convencionais propostos pelas incorporadoras em São Paulo.

Neste contexto, foi necessário renovar os olhares sobre a produção imobiliária tradicional, restabelecendo a relação do edifício com a cidade e propondo uma outra forma de morar.
Ampliamos a calçada pública (7m) para potencializar a dinâmica das duas lojas, que compõem a fachada ativa, e receber os moradores com maior conforto.

Propusemos a edificação em três volumes, organizados de forma a preservar uma extensa área coberta pela vegetação existente, com árvores de grande porte, e que somada às demais áreas ajardinadas totalizam 50% da área do terreno.

O conjunto possui três pavimentos, 10m de altura, articulado em três blocos a partir de uma circulação aberta que acessa as 30 unidades habitacionais, com áreas privativas de 34,5m² a 63,5m².

O edifício, integrado ao seu entorno, adensa o bairro de forma gentil.

Créditos

Arquitetura
Terra e Tuma Arquitetos Associados
Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra e Pedro Tuma

Incorporação
TiCO Incorporadora

Construção
Taguá Engenharia

Instalações
KML Engenharia e Projetos

Paisagismo
Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone Arquitetura da Paisagem

Comunicação Visual
Nitsche Arquitetos

Painel
M.O.A. Estúdio

Fotografias
Pedro Kok